Aumentar fonte:

Fórum latino-americano de contadores governamentais lança livro no VI Focal

*Texto publicado pelo Conselho Federal de Contabilidade adptado pela ASCOM-STN

Reflexões sobre o livro "Contabilidad gubernamental en América Latina y convergencia a las normas internacionales de contabilidad del sector público" foi o tema do painel realizado nesta quinta-feira (22), no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). Ao lado do presidente do Fórum de Contadores Governamentais da América Latina e Caribe (Focal), o contador brasileiro Heriberto Henrique Vilela do Nascimento, o painelista Andreas Bergmann, ex-presidente do International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb), gestão 2009/2015, e diretor do Instituto de Gestão Pública da Universidade de Zurique-Suíça, fez a apresentação da obra.

Heriberto Nascimento, coordenador-geral de Contabilidade da União do Tesouro Nacional e um dos autores do livro, explicou como surgiu a proposta e agradeceu aos envolvidos na realização do projeto. "Essa ideia surgiu quando assumimos o Focal, e hoje temos a satisfação de apresentar a materialização do Fórum nesta obra", afirmou ele.

Bergmann trabalhou na revisão técnica do livro. "Além de muito bonito, porque traz fotos dos países da região, este livro tem um grande valor, abordando muitos estudos em artigos elaborados pelos contadores e suas equipes dos países-membros do Focal", afirmou ele. O ex-presidente do Ipsasb apresentou alguns pontos para reflexão sobre o processo de implementação das normas internacionais aplicadas ao setor público (Ipsas, na sigla em inglês) em alguns países da América Latina.